Coletânea de Citações

1ª) Quem acredita que o crescimento exponencial pode continuar indefinidamente num mundo finito é insano ou economista. Kenneth Boulding, economista.

2ª) Somente uma crise – real ou pressentida – possibilita reais mudanças. Quando tal crise ocorre, as ações que são tomadas dependem das ideias que estão disponíveis. Esta, eu acredito, é a nossa função básica: desenvolver alternativas às políticas existentes, mantê-las vivas e disponíveis até que o que era politicamente impossível se torne inevitável – Milton Friedman.

3ª) O Produto Nacional Bruto contabiliza a poluição atmosférica e a publicidade de cigarros. E as ambulâncias para remover os feridos em auto estradas. Considera as fechaduras especiais para as nossas portas e as prisões para as pessoas que as arrombam … Conta a destruição das florestas e a perda, que se espalha caoticamente, de nossas belezas naturais. Ao mesmo tempo, o PNB não leva em conta a saúde de nossas crianças, a qualidade de sua educação e a alegria de suas brincadeiras. Não inclui a beleza de nossa poesia ou a solidez de nossos casamentos, a inteligência de nossos debates públicos ou a integridade de nossos homens públicos … Mede tudo, em resumo, menos aquilo que faz com que a vida valha a pena. Robert Kennedy.

4ª) A única riqueza é a vida. John Ruskin, Unto This Last, Blacfriars, 1862. The New Economics, A Bigger Picture, D. Boyle e A. Simms, Earthscan, 2009.

5ª) Em queda, ao passar pelo 7º andar, ele diz: “até aqui, tudo bem”. Millôr Fernandes.

6ª) Você pode ter opiniões, mas não seus próprios fatos. Autor desconhecido. Extraída do artigo “The End of Financial Vandalism – Moving Forward to the Real Economy” de Humayun Shahryar and Santi Rasanayagam, publicado em 5 de maio de 2011 no Global Macro EconoMonitor.

7ª) Nada pode ser mais imoral do que ajeitar a linha de pobreza extrema especialmente talhada para tornar factível o mito de “erradicação” em poucos anos. José Eli da Veiga. Extraído do artigo “Metas antipobreza” publicado no jornal A Folha de São Paulo no dia 8 de junho de 2011.

8ª) Há riqueza bastante no mundo para as necessidades do homem, mas não para a sua ambição. Mohandas Karamchand Gandhi, publicado em  http://www.citador.pt/frases/citacoes/a/mohandas-karamchand-gandhi.

9ª) Quando os fatos mudam, eu mudo de ideia. E você? John Maynard Keynes (versão simplificada). Looking again today at the statements of these fundamental truths which I then gave, I do not find myself disputing them. Yet the orientation of my mind is changed; and I share this change of mind with many others.  “National Self-Sufficiency”, The Yale Review, Vol. 22, no. 4 (June 1933), pp. 755-769.

10ª) Em tudo o que você lê a respeito de economia, acrescente: E os custo humanos, sociais e naturais? Umair Haque – economista, publicado em “America’s Deeper Debt Crisis”  em 25 de julho de 2011 no HBR Blog Network.

11ª) Não é fácil ter paciência diante dos que a tem em excesso. Carlos Drummond de Andrade. Blog Ecoverde, publicado por Agostinho Vieira.

12ª) O principal objeto da política é a economia e o da economia, a tecnologia. A política não pode ser largada na mão de “especialistas”, tampouco a economia e a tecnologia. Do livro “Small is Beautifulde E. F. Schumacher e publicado em 1973 pela editora  Blond & Briggs.

13ª) Levantar a bandeira do crescimento material, baseado no consumo de bens cada vez mais supérfluos, em nome do combate à miséria no mundo, é profundamente desonesto. Da entrevista de André Lara Resende intitulada “Temos que rever o que consideramos progresso” para o jornal O Globo em 5 de fevereiro de 2012.

14ª) A melhor chance de mudança é a convergência para uma causa comum dos que lutam pela preservação do meio ambiente, por justiça social, por uma democracia verdadeira e por bem estar. Da palestra de Gus Speth intitulada ” A New American Environmentalism and the New Economy” feita em 21 de janeiro de 2010.

15ª) Ditado português – via Dan Mosche:
A alegria de uma casa
em bem pouco se resume
beijos, abraços, canções,
água, pão, flores e lume

16ª) Uma pessoa é uma pessoa por causa das outras pessoas. Ditado sul africano da tribo Ubuntu contado pela jornalista e filósofa Lia Diskin no Festival Mundial da Paz em Florianópolis (2006). Ubuntu significa: Sou quem sou, por quem somos todos nós.

17ª) Trecho do poema de Ralph Waldo Emerson “Ode, Inscribed to William H. Channing, escrito em 1835 em tradução livre transcrita no artigo Os compradores do tempo de Cristóvão Buarque:
O cavaleiro serve ao cavalo,
O organizador à organização,
O comerciante à sua bolsa,
Quem come serve ao alimento;
Este é o tempo do ter,
O tecido serve ao tear,
e o milho ao seu moinho,
As coisas estão na sela,
e conduzem a humanidade.

18ª) A economia não é uma ciência exata; É de fato, ou deveria ser, algo muito maior, um ramo da sabedoria. E.F. Schumacher. Do livro publicado em 1973, “Small is Beautiful”.

19ª) Estou repensando meu voto nas últimas eleições… Acho que não votei contra a pessoa certa. “I’m having second thoughts about the elections… I’m not sure I voted against the right person”.  Noel Ortega, New Economy Today, em News Letter publicada pelo IPS.

20ª) Eu quase que nada não sei. Mas desconfio de muita coisa. Grande sertão: Veredas. Guimarães Rosa.

21ª) Sê plural como o universo! Páginas Íntimas e de Auto-Interpretação. Fernando Pessoa. (Textos estabelecidos e prefaciados por Georg Rudolf Lind e Jacinto do Prado Coelho.) Lisboa: Ática, 1966. – 94.

22ª) Os humanos parecem querer confirmar o argumento de Ernst Mayr de que a inteligência superior pode se mostrar uma mutação letal.Noam Chomsky, publicado em Enough Is Enough: Building a Sustainable Economy in a World of Finite Resources,2012.

23ª) Ideias revolucionarias passam por 3 estágios: Impossível; possível, mas não vale a pena; Eu sempre disse que era uma boa ideia; por Arthur C. Clarke. Every revolutionary idea seems to evoke three stages of reaction. They may be summed up by the phrases: (1) It’s completely impossible. (2) It’s possible, but it’s not worth doing. (3) I said it was a good idea all along, publicado em The Arthur C. Clarke Foundation.

24ª) Prosperidade é nos desenvolvermos como seres humanos – dentro dos limites de um planeta finito. Tim Jackson. Prosperity consists in our ability to flourish as human beings – within the ecological limits of a finite planet. The challenge for our society is to create the conditions under which this is possible. It is the most urgent task of our times. Tim Jackson. Prosperity without Growth, março de 2009.

25ª) A fome não é causada pela escassez de comida mas pela escassez de democracia. Frances Moore Lappé. Hunger is not caused by a scarcity of food but by a scarcity of democracy. Frances Moore Lappé.

26ª) A única função das projeções econômicas é fazer a astrologia parecer respeitável. John Kenneth Galbraith. The only function of economic forecasting is to make astrology look respectable – John Kenneth Galbraith.

27ª) Uma economia onde as pessoas e o planeta sejam o que importa.nef. Economics as if people and the planet mattered.

28ª) Os próprios moradores devem operar para a solução dos problemas que vivem. Nenhuma mudança estrutural vai acontecer sem o compromisso das pessoas que os vivenciam. Entrevista de Eliana Souza Silva, diretora da Redes da Maré à jornalista Catharina Wrede. O Globo de 13/05/14.

29ª) As elites, ao tomarem as decisões, garantem-se mantendo os benefícios para si enquanto compartilham os custos com os pobres, o futuro e as outras espécies. Herman Dale. Economist Herman Daly put it well when he wrote that the elites who make the decisions “have figured out how to keep the benefits for themselves while ‘sharing’ the cost with the poor, the future, and other species (Journal of Ecological Economics, volume 72, page 8).

30ª) O acaso tem sempre a última palavra. Rosika Darcy de Oliveira. Artigo “Não desistam do Brasil” sobre o acidente que matou Eduardo Campos, publicado no O Globo em 16 de agosto de 2014.

31ª) O petróleo não é passaporte para o futuro. Artigo de Tasso Azevedo com o mesmo título publicado no O Globo em 13 de outubro de 2014.

32ª) Para que a democracia algum dia recupere o controle sobre o capitalismo, ela precisa começar por impor que as instituições sejam continuamente reinventadas. Thomas Piketty, em “O Capital no Século XXI”.

33ª) O resultado é decorrente do processo que a ele conduz. Friedrich Hegel (1770-1831), filosofo alemão. Ver o prefácio à “Fenomenologia do Espírito”.

34ª) Neste continuo desvendar do enigma da vida e da história, o fato é que tarde de mais é uma real possibilidade. Matin Luther King, Jr. “In this unfolding conundrum of life and history, there is such a thing as being too late”, da palestra “Beyond Vietnam – A Time to Break Silence”, apresentada em 4 de Abril de 1967 em Riverside Church, New York City.

35ª) É absurda a ideia que o incremento espontâneo da dívida [juros compostos] pode se contrapor à lei natural da diminuição espontânea de riqueza [entropia]. (continua no próximo item)

36ª) A riqueza tem dimensão e limite físicos, já a dívida é uma quantidade puramente matemática e ilimitada. Frederick Soddy, do livro Nationalize Money,Not Banks.

37ª) Este mundo curioso que nós habitamos é mais maravilhoso do que conveniente, mais bonito do que útil, mais para ser admirado e apreciado do que usado. Henry Thoreau, do livro “A vida nos bosque”, Editora São Paulo,  2007.

38ª) Deus quer evitar o mal, mas não pode fazê-lo? Então não é onipotente. É capaz de evitar, mas não quer? Então é malvado. Deus pode e quer evitar o mal? Então por que permite a maldade? Deus não pode e nem quer evitar o mal? Então por que chamá-lo Deus? Epicuro de Samos, 341-270 AC, Citado por José Eustáquio Diniz Alves.

39ª) Não existe riqueza e sim, vida. John Ruskin, Unto This Last.

40ª) O mito é um mapa para a ação que dispensa reflexões. É suficiente que ele seja uma crença compartilhada. Development as Part of the Modern Myth: The Western Socio-Cultural Dimension of Development, The European Journal of Development Research, v. 2, n. 1, junho, pp. 10-21, 1990.

41ª) “O capitalismo está morrendo de overdose de si mesmo.” Wolfgang Streeck, diretor do Instituto Max-Planck de Colônia, citado em artigo de José Eustáquio Alves Diniz de 3 de agosto de 2018: A dívida global atinge US$ 247 trilhões: uma bomba prestes à explodir?

42ª) “Uma peculiar combinação de pânico e inércia é o resultado de uma sociedade dividida e crescentemente pessimista.” Samuel Goldman. Citado no artigo “Why Americans Can’t Get Along” escrito por Elliot Kaufman.

43ª) “O direito à vida deve ser entendido como o direito de viver e não meramente existir.” Louis Brandeis. Citado no artigo “We’ve settled on a shallow conception of democracy. And that’s dangerous” escrito por Tim Wu.

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: