Autor

Sou Christopher Amaral Paterson. Por meio deste blog, que é resultado de meu trabalho voluntário como pesquisador independente, visei, numa 1ª fase, ajudar a promover no Brasil a ideia de uma Nova Economia, divulgando notícias, comentários, textos e eventos, do Brasil e do exterior, que de forma direta ou parcial relacionam-se ao assunto. Neste período, o movimento por uma Nova Economia foi, cada vez mais, se debatendo entre a possibilidade de mudança a partir de reformas do sistema existente e a necessidade de transformações profundas da sociedade.

A 1ª corrente tem sido mais fortemente representada pela nef – New Economics Foundation, da Inglaterra. A 2ª, pelos intelectuais mais expressivos do movimento nos EUA e que se aglutinaram em torno do The Next System Project.

Apesar de evidente que “Next System” significa a superação do capitalismo, esta ala do movimento a assumiu apenas nas entrelinhas, talvez pelo isolamento que causa nos EUA, pois, falar em superação do capitalismo significa socialismo, o que obviamente não é fato, mas o preconceito tem força suficiente para impedir que as lideranças encarem de frente a questão. E do reformismo pouco se pode esperar, apesar da qualidade do trabalho daqueles que acreditam nesta opção, já que é inviável conseguir a adesão indispensável á esta opção dos que representam os interesses constituídos. Em consequência, o movimento, tanto sua componente reformista quanto transformadora, tem-se enfraquecido e derrapa na incongruência de suas propostas.

Por isto, achei que seria o momento de, no início do 5º ano do blog, mudar o foco e passar a tratar do assunto de uma forma mais ampla e profunda, afastando-me do alinhamento com a Nova Economia mas, mantendo, é claro, os mesmos objetivos de redução da desigualdade, preservação ambiental e maior bem estar. O novo caminho parecia ser o de analisar, na medida do possível, além da vertente econômica, os demais aspectos de uma sociedade pós-capitalista. Em linha com o novo foco, o blog passou a chamar-se “Notícias e Textos sobre o Pós-capitalismo”.

Ocorreu, entretanto, que, nos meses que se seguiram, foi ficando evidente que o foco deveria ser não no resultado final, o pós-capitalismo, e sim no processo de transição para tanto e que a defesa e o detalhamento do modelo dual são a contribuição mais efetiva que posso dar ao ajudar a mostrar que a transformação está em curso e deve se impor apesar dos interesses contrários a este avanço histórico.

Promovi, então, nova mudança no blog que passou a centrar-se no conceito da economia dual à economia de mercado, divulgando textos e notícias sobre a mesma.

Continuo representando o CASSE (Center for the Advancement of the Steady State Economy) no Rio de Janeiro, organização que tem Herman Dale como seu mentor, apesar da dificuldade que a organização tem em assumir que o fim do crescimento, seu objetivo principal, não pode se dar dentro do sistema capitalista. De qualquer forma, trata-se de uma questão relevante e que precisa ser prestigiada.

De formação, sou engenheiro de sistemas e mestre em pesquisa operacional. Ao longo de minha carreira, além de ensino e pesquisa, desenvolvi atividades de consultoria, gestão e empreendimentos. Além disto, sempre tive interesse especial por questões sociais e procurei manter-me atualizado em relação às principais correntes do pensamento econômico.

Vale Ressaltar que pensar a economia dual exige uma abordagem multidisciplinar e inovadora o que permite a contribuição de todos.

Desejando, apresente seu comentário ou entre em contato comigo através do espaço abaixo.

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: