Benefícios da redução da jornada de trabalho.

(Participe da pesquisa de opinião acima, sobre este post)

Você já se perguntou por que está tão ocupado, onde passa o seu tempo, ou o quanto o seu tempo realmente vale?”

 Antes de apresentar, no próximo post, as respostas às principais objeções à redução da jornada de trabalho, relaciono e comento hoje alguns artigos e notícias que reforçam os benefícios, sob novas, e as vezes controversas, óticas, desta mudança inevitável.

  1.  Juliet Schor mostra como trabalhar menos horas pode salvar a economia, nossa sanidade e o planeta. Veja em: Work Less, Live More by Juliet Schor — YES! Magazine.
  2. Herman Dale destaca dentre dez providências para eliminar o crescimento antieconômico, duas que estão relacionadas ao trabalho, a saber: Limitar a desigualdade na distribuição de renda, através de um rendimento mínimo e um rendimento máximo e liberar a duração da jornada de trabalho diária, semanal e anual – permitindo ainda mais opções de trabalho parcial e pessoal. Veja em: Top 10 Policies for a Steady-State Economy « Center for the Advancement of the Steady State Economy.

  3. Josh Eidelson analisa e mostra a importância de organizações alternativas aos sindicatos para muitos que sequer têm o direito a se filiar. Veja em: Who Should Fund Alt-Labor? | The Nation.

  4. Você já se perguntou por que está tão ocupado, onde passa o seu tempo, ou o quanto o seu tempo realmente vale? Uma versão digital do livro está disponível em: Time on Our Side – New Economics Foundation.

  5. Existe uma nova realidade no mundo do trabalho no Brasil, do ponto de vista da relação entre trabalhadores, sindicatos e governo, avalia Ruy Braga na entrevista: A política do precariado no mundo do trabalho. Entrevista com Ruy Braga | Portal EcoDebate.

  6. Uma pegada de carbono menor, uma economia mais forte, maior qualidade do trabalho, menor desemprego, maior bem-estar, mais igualdade entre homens e mulheres, melhor qualidade e expansão do atendimento às crianças, mais tempo para a família, amigos e vizinhos, transição mais cuidadosa para a aposentadoria e uma democracia mais forte são as dez razões para a redução detalhadas em: 10 reasons for a shorter working week | New Economics Foundation.

  7. O impacto da tecnologia cria um futuro com cada vez menos empregos. Veja em: Vivek Wadhwa – We are Heading Into a Jobless Future, No Matter What the Government Does.

  8. A ideia de que todo mundo precisa trabalhar freneticamente para atender as necessidades não é verdadeira, diz Larry Page em: Para CEO do Google, solução para desemprego é trabalho em meio período.

  9. O mexicano Carlos Slim, dono de um dos maiores conglomerados do mundo, defende uma semana de trabalho de 3 dias. Veja em: Carlos Slim calls for a three-day working week.

  10. Trabalho voluntário envolve 63 milhões de brasileiros. Ações ajudam a economia, mas estão fora do PIB aqui e no exterior, analisa Flávia de Oliveira em: Riqueza sem preço – Jornal O Globo.

  11. Os assistentes sociais, professores, profissionais de saúde deveriam receber muito mais do que os gestores de fundos de hedge e Robert Reich: Just Imagine If People Were Paid What Their Work Is Really Worth to Society | Alternet.

  12. Na crise, a lei de 35 horas semanais divide franceses.

  13. Adeus ao modelo de bem-estar social na França: socialistas cortam gastos – Economia – BOL Notícias.

  14. A “pobreza” de tempo afeta a todos nós. Diga NÃO ao excesso de trabalho, e se junte ao movimento para restaurar o equilíbrio em nossas comunidades. No belo site: Take Back Your Time.

  15. A tragédia de viver sob a dobradinha aumento do consumo popular e incentivo aos grandes empresários. Veja em: Inflação corrói nova classe média – Jornal O Globo e Se fosse um país, classe C brasileira estaria entre os 20 maiores do mundo – Jornal O Globo.

  16. A “recuperação” econômica têm significado além da expansão de atividades de baixa qualificação um acirramento insuportável das condições de trabalho. Veja em: Americans Are Working So Hard It’s Actually Killing People | The Nation.

Anúncios

2 Respostas to “Benefícios da redução da jornada de trabalho.”

  1. Claudio Estevam Próspero Says:

    Os Robôs Vão Roubar o Teu Emprego, Mas Tudo Bem
    Como sobreviver ao Colapso Econômico e Ser Feliz

  2. Christopher Says:

    Utilize preferencialmente a central de comentários, no menu principal.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: