A verdadeira razão da “renúncia” de Bob Massie e a crise no movimento da Nova Economia

(Access here the English version)

(Participe da pesquisa de opinião sobre este post, logo em seguida a ele.)

A falta de transparência na notícia da “renúncia” é triste. Até agora não se sabem os reais motivos, apesar de ser bastante fácil deduzi-los. É como se não revelar a própria fraqueza e dificuldades as tornassem inexistentes.”

Bob Massie, 2º a partir da esquerda no debate entre democratas.

Parte 1.

Antes de continuar a análise da radical redução da jornada de trabalho, proposta que, aliás, está se tornando, ainda em variados graus, cada vez mais difundida e aceita, o que se comprova por recentes entrevistas de personalidades do “establishment”, dentre elas, uma concedida pelo presidente do Google, Larry Page e outra pelo mexicano Carlos Slim, dono de um dos maiores conglomerados do mundo, vou dedicar os próximos posts a alguns fatos e assuntos recentes e de especial interesse para a Nova Economia.

O primeiro deles é sobre a “renúncia” de “Bob Massie” à presidência da NEC – New Economic Coalition anunciada em 25 de julho último. Sobre isto, algumas preliminares:

  1. O assunto nos interessa porque, apesar de todas as dificuldades, é nos EUA, Inglaterra, França e Espanha, principalmente, que as ideias de uma Nova Economia e outras propostas similares têm algum respaldo, ao contrário de por aqui onde somente a vertente ambiental tem mostrado alguma força.

  2. Não é a renúncia que causa a crise e sim, o contrario. Não fosse a falta de rumos do movimento por uma Nova Economia, Massie jamais teria sido nomeado presidente do New Economic Institute (NEI) e o destruído transformando-o numa aventura de montagem de uma coalizão e ainda por cima de cima para baixo.

  3. A falta de transparência na notícia da “renúncia” é triste. Até agora não se sabem os reais motivos, apesar de ser bastante fácil deduzi-los. É como se não revelar a própria fraqueza e dificuldades as tornassem inexistentes.

  4. A crise mencionada abrange, a meu ver, todos os que, com diferentes intensidades e enfoques e de uma forma ou de outra, se propõem a enfrentar o desafio de redirecionar a atividade produtiva, priorizando a redução da desigualdade, a preservação ambiental e o bem estar.

A carta de renúncia é uma “obra prima” do escapismo. Intitulada “Transição na liderança da NEC”, diz que sua missão cumpriu-se com sucesso e que agora vai dedicar-se ao estudo, produção teórica e palestras. O anuncio feito pelo conselho da NEC também não faz por menos.

A renúncia se deu logo após a conferencia “CommonBounds” promovida pela NEC em junho último e da 1ª plenária dos membros da coalizão ao fim da conferência e coroa 2 anos de uma estratégia totalmente equivocada.

Recordando um pouco desta triste história, em 2010 a organização inglesa nef – New Economics Foundation cria, em sociedade com a E. F. Schumacher Society o NEI – New Economics Institute com intenção de ser a contraparte da nef nos EUA.

A NEI que começou utilizando a infraestrutura da Schumacher Society, aos poucos foi se fortalecendo até que em 2011 estabeleceu-se em escritório próprio em Nova York. Em seguida a Schumacher Society funde-se com a própria NEI que passa a ter 2 braços operacionais.

Em 2011 começa a dar vida ao seu maior sonho que era o de realizar uma conferencia nacional da Nova Economia. A conferencia ocorre em junho de 2012, com mais de 500 participantes e grande sucesso.

Em paralelo, decide contratar um presidente para a organização. O azar é que o selecionado foi o que agora “renunciou”. Caiu de paraquedas em abril de 2012 e assumiu os louros da conferencia com a qual pouco teve a ver. A partir daí começa a delinear uma estratégia que, por incrível que possa parecer, é inspirada no movimento estudantil contra a guerra do Vietnã, ocorrido 45 anos antes.

(Continua na próxima 4ª feira)

Anúncios

Uma resposta to “A verdadeira razão da “renúncia” de Bob Massie e a crise no movimento da Nova Economia”

  1. Christopher Says:

    Utilize preferencialmente a central de comentários, no menu principal.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: