Boletim quinzenal do NEWGroup – edição de 25 de abril de 2014

a nova economia, hoje                                                                                          

A verdadeira riqueza de Economias voltadas para a vida

Caro amigo,

Aprendi desde cedo que são os cidadãos mais ricos dos Estados Unidos quem têm, de fato, governado o país, desde a sua criação. É o grande capital que dá as cartas nas eleições, o que acaba de ser confirmado, mais uma vez, por decisões do Supremo Tribunal equiparando o dinheiro à manifestação individual e o direito das empresas ao direito das pessoas.

Eu também aprendi que, enquanto o grande capital controlar o processo político, as nossas regras e prioridades econômicas continuarão a favorecer os interesses daqueles e vamos continuar a conviver com salários estagnados, direitos trabalhistas desiguais, consumo exagerado e caos climático.

E, vim a perceber que a fim de mudar as regras para favorecer economias voltadas para a vida, devemos substituir a plutocracia que temos (um dólar – um voto, dominada pelo grande capital e pelas grandes empresas) pela democracia real (uma pessoa – um voto, sob o controle das pessoas e de suas comunidades).

Tenho orgulho de dizer que nossos amigos e aliados estão pressionando por exatamente isso.

A “União dos Centros de Oportunidades em Restaurantes”, a “Aliança Nacional de Trabalhadores Domésticos” e a “Ação Popular Nacional” estão organizando ações no dia 28 de abril, em Washington e que terão como alvo a NRA – National Restaurant Association – e várias outras corporações que têm influência indevida sobre o nosso sistema político. Esta ação nacional vai acontecer um dia antes da NRA iniciar seu encontro anual de “lobby” em 29 e 30 de abril, desta vez, visando impedir o aumento do salário mínimo.

Em apoio a essas ações, o IPS lançou um novo relatório “Receita da indústria de restaurantes: uma dupla carga aos contribuintes“.  “Foca os 20 maiores associados corporativos  da NRA  e revela que eles receberam 232 milhões de  dólares em subsídios relacionados ao pagamento a seus executivos em 2012-2013. Como você sabe, os contribuintes também subsidiam essas corporações por meio de assistência pública a seus trabalhadores de baixa renda.

E, também, quero convidar você para participar, junto comigo e meus amigos, da conferência CommonBound em junho. Veja abaixo para mais detalhes.

Para frente e para o alto!

Cordialmente,

Noel Ortega
Coordenador do NEWGroup.

Cadastre-se na CommonBound, 6 a 8 de junho de 2014

CommonBound

Mais de 600 ativistas, jovens, estudantes e líderes irão unir-se em Boston para a CommonBound de 6 a 8 de junho de 2014. Vamos nos unir como um movimento visando criar negócios sustentáveis, partilhar conhecimentos e recursos e construir comunidades resilientes e democráticas.

Clique aqui para ver o programa e lista de oradores.

Veja o Mapa Interativo sobre Democracia Energética para Todos

Mapa interactivo

Esta semana, o Centro de Inclusão Social lançou este mapa interativo que aponta as comunidades em todos os EUA que estão inovando em como construir suas economias locais ao mesmo tempo em que ajudam a conter as alterações climáticas através do desenvolvimento de projetos de energia renovável em escala comunitária.

O mapa é baseado em pesquisa que o CSI fez de projetos conduzidos e operados por comunidades e destaca mais de 100 projetos que estão enraizadas nas comunidades, com uma lente especial para aquelas formadas por minorias raciais. O mapa não está completo, assim,  entre em contato com CSI para adicionar projetos.

A Iniciativa pela Grande Transição lança novo site

Grande logotipo Iniciativa de Transição

A Iniciativa pela Grande Transição (Great Transition Iniciative) está avançando sua visão de um futuro enraizado na solidariedade humana, no bem-estar para todos e na sustentabilidade ecológica. Seu site renovado – www.greattransition.org – serve como uma plataforma para explorar visões ousadas e estratégias de mudança.

Junte-se ao nosso “Webinar”: Como medir o progresso? Substituindo PIB por um “Indicador de Progresso Genuíno”

Logotipo Jamaica Plain

E se nós definirmos o sucesso econômico não pelo dinheiro que gastamos e os bens que consumimos, mas pela qualidade de vida que criamos?

Histórias de Maryland, do “Mid-Atlantic Transition Hub” e de Vermont

Registre-se para o “webinar”, que ocorrerá na quinta-feira, 22 de Maio às 13:00hs (Horário de Brasília)

Revisão e aumento do Imposto sobre propriedades: Intervir para reduzir a desigualdade de riqueza

Vanderbilt Mansion

A revisão do imposto sobre a propriedade pode ser a intervenção mais importante na redução das dinastias de riqueza dos EUA.

Por Chuck Collins, IPS

leia mais

O NEWGroup – New Economy Working Group é uma iniciativa conjunta do IPS – Institute for Policies Study, que o coordena, do YES magazine, da DC – The Democracy Collaborative, da NEC – New Economy Coalition, do ILSR – Institute for Local Self-Reliance e do Living Economies Forum.
O texto original e os links do texto traduzido estão em inglês.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: