Boletim quinzenal do NEWGroup – edição de 11 de abril de 2014

a nova economia, hoje                                         

Democratizar o dinheiro; Democratizar o Banco Mundial

Caro amigo,

Aqui, no mundo ocidental, muitos de nós crescemos acreditando que as sociedades devem ser organizadas em torno do dinheiro. Nós somos ensinados que os mercados maximizam a nossa liberdade individual de fazer escolhas de acordo com os nossos valores e interesses pessoais. Parte da história é que também devemos, de alguma forma, ignorar o fato de que a monetização das relações dá um poder enorme para aqueles que controlam a criação e alocação de dinheiro.

Nos Estados Unidos, a estrutura do sistema monetário dá muito desse poder às instituições de Wall Street, que buscam seu próprio ganho financeiro, sem muita consideração pelo interesse humano ou natural. Apesar da fachada de democracia política, por meio de seu controle do dinheiro, grandes instituições financeiras – e não a maioria das pessoas – governam a economia global.

Uma dessas instituições – o Banco Mundial – está promovendo seu “Encontros da Primavera”, em Washington, DC. Apesar do Banco ser tecnicamente uma instituição pública financiada pelo dinheiro do contribuinte, ele tem desempenhado um papel central na promoção dos interesses exclusivos  de Wall Street e de grandes corporações multinacionais.

Por exemplo, o Banco Mundial sedia um tribunal internacional que permite às corporações globais processarem governos sobre regulamentos ambientais e de saúde pública que possam impedir os seus lucros futuros. Para mais detalhes sobre um caso particularmente notório, veja o relatório do IPS – Pacific Rim Mining / OceanaGold Mining Corporation versus El Salvador e o artigo do Guardian – Grupos de El Salvador acusam a Pacific Rim de “Violar a Governança Democrática”.

Regras e instituições de Wall Street precisam ser substituídas por aquelas de uma nova economia, ou seja, regras e instituições que protejam o direito à autodeterminação democrática (nos níveis local, regional e nacional) e estabeleçam a nível global  padrões respeitados relativos à Direitos Humanos e à “Mãe Terra”.

O atual sistema monetário também precisa ser democratizado para que se possa alterar tais regras globais. O dinheiro é essencial para a função de uma sociedade moderna, isso é verdade. Mas o bem comum depende da redução de nossa dependência ao dinheiro e da garantia de que o seu poder seja transparente e exposto para aqueles que têm interesse na saúde e bem-estar do povo, comunidade e ecologia do lugar onde vivem.

Cordialmente,

Noel Ortega
Coordenador do NEWGroup.

Veja este premiado filme: Dinheiro & Vida

Dinheiro e Vida Filme Screencap

O filme nos convida a participar da grande transição para uma economia sustentável, equitativa e restauradora, que atenda às necessidades e realidades do século 21.

Com David Korten,  copresidente do NEWGroup.

leia mais

Endosse a Carta Aberta ao Presidente do Banco Mundial

Do Banco Mundial de passageiro

Mais de 300 organizações estão apoiando El Salvador em sua batalha legal contra a mineradora Pacific Rim em curso no Banco Mundial. A coligação apresentou uma carta ao presidente do Banco Mundial Jim Yong Kim em 10 de abril exigindo uma revisão do processo contra El Salvador.

Por favor, endosse a carta.

Assine a petição por uma Emenda Constitucional que revogue a decisão do caso McCutcheon versus FEC e Citizens United versus FEC.

Logotipo Public Citizen

A Suprema Corte dos EUA proferiu outra sentença escandalosa dando aos CEOs, bilionários, e grandes negócios, ainda mais poder para influenciar nossas eleições.

Por Public Citizen

Assine a petição.

“Tradings” em alta frequência são um flagelo dos mercados que a Taxa Tobin pode curar

Pregão da NYSE

Um imposto sobre as transações financeiras pode acalmar o frenesi da especulação alimentada por algoritmos de computador.

Por John Fullerton, no The Guardian

leia mais

Duas decisões usando ferramentas tradicionais mostram como políticas inteligentes podem proteger bons empregos

Fortalecer e proteger as pequenas empresas

Embora poucas cidades tirem o máximo proveito deles, planejamento e zoneamento estão entre as ferramentas mais potentes que as comunidades têm para moldar suas economias.

Por Stacy Mitchell, Instituto pela Autossuficiência Local

leia mais

O NEWGroup – New Economy Working Group é uma iniciativa conjunta do IPS – Institute for Policies Study, que o coordena, do YES magazine, da DC – The Democracy Collaborative, da NEC – New Economy Coalition, do ILSR – Institute for Local Self-Reliance e do Living Economies Forum.
O texto original e os links do texto traduzido estão em inglês.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: