Boletim quinzenal do NEWGroup – edição de 14 de março de 2014

a nova economia, hoje                                              

O que você faria com 26,7 bilhões de dólares?

Caro amigo,  

Enquanto muitos americanos ainda estão lutando para se recuperar da crise financeira, os bônus em dinheiro pagos aos financistas de Wall Street em Nova York subiram 15 por cento no ano passado para 26,7 bilhões de dólares – superando os ganhos anuais de mais de 1 milhão de assalariados em tempo integral e que ganham salário mínimo, de acordo com um novo estudo realizado pelo Instituto de Estudos Políticos . Esse é o maior pagamento de bônus desde o desastre financeiro de 2008.

O estudo também aponta que, se os 26,7 bilhões de dólares tivessem ido para os bolsos dos trabalhadores de salário mínimo, o PIB dos EUA teria um crescimento de cerca de 32,3 bilhões dólares, mais que o triplo do aumento esperado de 10,4 bilhões de dólares resultante dos bônus de Wall Street.

Isso porque trabalhadores de baixa renda tendem a gastar cada dólar que ganham para satisfazer suas necessidades básicas, enquanto os ricos podem se dar ao luxo de entesourar uma fatia maior do seu salário.

O que seria ainda melhor, é claro, é que esse dinheiro estivesse sendo investido em atividades que sejam parte da transição para uma nova economia. Para a visualização de alguns desses tipos de atividades, confira novo mapa interativo da “Freelancers Union” Como ser um revolucionário silencioso.

Veja abaixo mais informações sobre isso, assim como uma nova e interessante iniciativa dos nossos amigos da Democracia Colaborativa e que nos ajudar a esclarecer a natureza de um sistema alternativo ancorado na reconstrução das comunidades e na democratização da riqueza: o modelo comunitário pluralista. Uma leitura obrigatória!

Cordialmente,
Noel Ortega
Coordenador do NEWGroup.

O modelo comunitário pluralista

O logotipo pluralista Commonwealth

O site apresenta uma visão geral de um alguns textos-chave gerados ao longo de cerca de quatro décadas de trabalho e que apresentam os princípios do modelo e explicam sua evolução. O site, em seguida, delineia os principais elementos do modelo e os textos e referências relevantes, mostrando como a comunidade plural aborda várias das questões sistêmicas.

(The Democracy Collaborative)

leia mais

Como ser um revolucionário silencioso

Ajuda Mapa do Movimento

Agora podemos depositar o dinheiro que ganhamos em instituições que sejam sustentáveis, tenham uma finalidade social e sejam conectados a suas comunidades. Nosso novo mapa interativo é o seu guia para uma vida que corresponda aos seus valores.

Com fome? Procure uma cooperativa local de alimentos.Desejando um concerto? Encontre uma iniciativa de música cooperativa. Estressado devido a um cliente difícil? Respire fundo em uma sessão coletiva de ioga.

E, precisamos da sua ajuda para continuar mapeando os revolucionários silenciosos de sua comunidade.

Ajude-nos a mapear o movimento.

(Freelancers Union)

Os bônus de Wall Street versus o Salário Mínimo

Os bônus de Wall Street ChargeAumentar o salário mínimo daria à nossa economia muito mais retorno do que as “chuvas” de dinheiro, anuais, do setor financeiro.

(Por Sarah Anderson)
leia mais

Minha vida como um trabalhador do varejo: ruim, brutal e pobre

Trabalhador RetailApós o veterano repórter Joseph Williams perder o emprego, ele teve que aceitar trabalhar em uma loja de artigos esportivos. Em um ensaio pessoal, ele retrata as dificuldades que milhões de americanos também passam, dia após dia.

(Por Joseph Williams, The Atlantic)
leia mais

Coops de Combate à Pobreza

GRITtv com Maria del Carmen ArroyoPodem cooperativas de propriedade dos trabalhadores tirar famílias da pobreza? Essa é a pergunta que o Comitê de Desenvolvimento Comunitário do Conselho Municipal de Nova York se fez na primeira audiência do genero convocada pela Presidente da Comissão, Maria del Carmen Arroyo.

(Por Laura Flanders, GRITtv)
leia mais

O NEWGroup – New Economy Working Group é uma iniciativa conjunta do IPS – Institute for Policies Study, que o coordena, do YES magazine, da DC – The Democracy Collaborative, da NEC – New Economy Coalition, do ILSR – Institute for Local Self-Reliance e do Living Economies Forum.

O texto original e os links do texto traduzido estão em inglês.

Anúncios

3 Respostas to “Boletim quinzenal do NEWGroup – edição de 14 de março de 2014”

  1. Noel Says:

    Hi Anton,

    I’m glad you enjoy this website.

    Here are a few websites you can take a look at:

    New Economy Working Group (NEWGroup) http://www.neweconomyworkinggroup.org

    New Economy Coalition: http://neweconomy.net/

    YES! Magazine: http://www.yesmagazine.org/new-economy

    You can also signup for my newsletter here: http://www.neweconomyworkinggroup.org/subscribe

    All the best,
    noel

  2. Anton Says:

    Hello! This is my first comment here so I just wanted to give a quick shout out
    and tell you I genuinely enjoy reading through your articles.
    Can you suggest any other blogs/websites/forums that cover the same topics?
    Thank you so much!

    • Christopher Says:

      Hi Anton,
      Just take a look at the left side of the blog’s front page. I’m still updating it but there are already a lot of links covering the main topics. I’m also sending your e-mail to Noel, from IPS, that writes the NEWGroup newsletter. There might be some common ground between you and him. Anyhow, please share with me any other thoughts and issues.
      Cheers,
      Christopher.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: