Boletim quinzenal do NEWGroup – Grupo de Trabalho sobre a Nova Economia

Este blog começa hoje a publicar regularmente  a versão em português dos boletins do NEWGroup sem prejuízo dos posts que são publicados às quartas-feiras conforme a programação para o ano. Acredito que a publicação pode trazer, dentre outros, dois grandes benefícios. Um, o das matérias em si, que são de ótima qualidade e pertinência. O outro, a percepção do esforço que vem sendo feito em prol da Nova Economia nos EUA pelos mais variados grupos e formas.

O NEWGroup –  New Economy Working Group é uma iniciativa conjunta do IPS – Institute for Policies Study, que o coordena, do YES magazine, da DC – The Democracy Collaborative, da NEC – New Economy Coalition, do ILSR – Institute for Local Self-Reliance e do Living Economies Forum.

O texto original e os links do texto traduzido estão em inglês.

a nova economia, hoje – edição de 28 de fevereiro de 2014                             

Harry Potter, os mortos-vivos, as lulas-vampiro e Wall Street

Caro amigo,

O que Harry Potter tem a ver com Wall Street? Isto, sem mencionar zumbis e lulas-vampiro. Leia e descubra.

Primeiro – as boas notícias. O ”transtorno do deficit de atenção” em Washington parece, finalmente, estar desvanecendo-se – pelo menos em parte. A recente decisão do governo Obama de retirar os cortes do Seguro Social de sua proposta de orçamento parece ser um bom sinal.

E, o IPS desempenhou um papel importante nesta batalha épica para deslegitimar a mais poderosa e multi-milionária força pró-austeridade de K Street (rua da Capital, Washington) – desencadeada por um grupo de pressão através da campanha “Equacione a Dívida”. Como John Cavanagh colocou “graças a sua ajuda e apoio, ao longo dos últimos dois anos publicamos sete relatórios baseados em forte levantamento e análise de dados e dezenas de artigos de opinião, expondo a hipocrisia desse grupo de pressão disfarçado”. Ouçam, ouçam!

Em segundo lugar, entretenha-se com um dos assuntos em destaque na mídia social para a semana: #SharingSpring. Nossos amigos do “Sharing Cities Network”, “Center for a New American Dream”, “OuiShare” e dezenas de organizações locais se uniram para apoiar #SharingSpring. Esta iniciativa mostra métodos de compartilhamento de recursos que podem ser criados e utilizados pelo público de imediato. Eles querem demonstrar que o mundo em que queremos viver já está aqui. Veja abaixo para mais informações.

E finalmente: zumbis, Harry Potter e as lulas-vampiro. Na semana passada, o diretor de 4 filmes de Harry Potter e atores do filme “mortos-vivos” uniram-se para lutar contra o que o escritor e jornalista Matt Taibbi chama de lula-vampiro – também conhecida por “Wall Street”. Confira o curto e hilariante vídeo abaixo – que tornou-se viral!

Em uma nota séria: peço-lhe que em um momento de silêncio lembre-se de um herói dos direitos civis e um campeão da nova economia – Chokwe Lumumba – e nos ajude a manter seu legado vivo. Abaixo, uma das últimas entrevistas de Lumumba, feita por Laura Flanders.

Cordialmente,
Noel Ortega
Coordenador do NEWGroup.

VÍDEO: Diretor de filmes de Harry Potter e atores do programa de TV “mortos-vivos” se unem para promover a taxa de Wall Street

Robin Hood Tax

Esqueça os zumbis comedores de carne humana e Lord Voldemort. O diretor de 4 filmes de Harry Potter e atores do programa de TV “mortos-vivos” estão agora indo contra algo real. Neste curto filme, algumas das maiores estrelas de cinema da Europa promovem o imposto sobre transações financeiras, a que os grupos de pressão de “Wall Street“e os seus homólogos europeus ferozmente se opõem.

Junte-se ao #SharingSpring

SharingSpring

No espírito do #SharingSpring, grupos locais ao redor do mundo estão organizando “ShareFests” – um modelo de evento incrível que unifica e fortalece comunidades de compartilhamento local além dos eventos serem uma experiência poderosa e em primeira mão de como o compartilhamento pode transformar sua vida. O “Sharing Cities Network” está fornecendo um “Toolkit”, um “webinar” e mais para ajudá-lo a promover sua própria “ShareFest”. Se você quiser obter mais informações sobre ShareFests, inscreva-se aqui para coordenar uma e manter-se conectado a outros voluntários em sua área.

Aqui estão alguns recursos para facilitar o início:

  1. ShareFest Toolkit.
  2. Webinar (O “Center for a New American Dream” está promovendo um webinar com os organizadores de ShareFests experientes na quinta-feira, 6 de março, às 16 horas. Registe-se agora, as vagas são limitadas.
  3. O grupo da Sharing Cities Network no Facebook.

Para mais informações contate tom@shareable.net.

Relembrando Chokwe Lumumba

Chokwe LumumbaSerá possível ser ao mesmo tempo um revolucionário e prefeito? Chokwe Lumumba – que passou oito meses como prefeito de Jackson, Mississippi, antes de morrer, nesta terça-feira – fez o seu melhor para ser ambos. Por Laura Flanders (YES! Magazine).

leia mais

Músico Peter Buffett, filho do famoso investidor, confronta brutais injustiças do capitalismo americano

Peter BuffetO economista Gar Alperovitz fala com Buffett sobre como criar um novo sistema a partir do zero. Por Peter Buffet e Gar Alperovitz.

leia mais

Barganha com o diabo sobre o clima

Fundo Climático Verde

Será que o Fundo Verde para o Clima – o órgão das Nações Unidas encarregado de financiar a transição para uma energia limpa e um futuro climático resiliente no mundo em desenvolvimento, vai investir em combustíveis fósseis? Por Janet Redman e Oscar Reyes.

leia mais

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: