“Encontraram a solução”: uma visão recente dos EUA.

Tesla – fabricado em série e movido somente à eletricidade

A grande mídia e os economistas ortodoxos dizem, ainda com alguma insegurança, que a economia americana está se recuperando da grande recessão. Além de citarem a proverbial capacidade empreendedora americana, três fatores principais impulsionam a convicção.

A liderança tecnológica, em especial a refletida na indústria e serviços ligados aos celulares, tablets e notebooks, estaria sendo responsável por inúmeras iniciativas, em particular as relacionadas a aplicações para tais equipamentos.

A geração de gás e petróleo através do fraturamento hidráulico da camada de xisto e que reduziu drasticamente o custo do gás e o torna substituto do carvão na geração de energia. As dificuldades e riscos neste tipo de extração e o rápido declínio na capacidade de produção dos poços são simplesmente ignorados.

E, o carro elétrico, que agora está sendo produzido em série, já tem autonomia de 300 milhas e um tempo de recarga de cerca de uma hora, mostra, se for viável reduzir o seu custo, o caminho para uma possível transição de fontes de energia. É claro, tentando inviavelmente perpetuar a “civilização do automóvel” e o modelo de crescimento econômico que gira em torno dele.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: