Grupos de estudantes do movimento em prol da Nova Economia estão ativos em 14 câmpus de universidades dos EUA.

“Será que a mobilização de estudantes brasileiros não seria também uma alavanca em prol de uma Nova Economia por aqui combinando justiça social, preservação ambiental e bem estar?”

Estudantes se engajam nos EUA.

Ao relatar em recente post a formação de uma coalização por uma Nova Economia e o início de amplo movimento popular nos EUA, mencionei que a principal iniciativa de liderada por Bob Messie, presidente da Coalizão, além da própria expansão da coalizão, seria focar na difusão do movimento nas universidades americanas.

A ideia está se mostrando muito feliz e efetiva. Hoje, já há 14 grupos de estudantes trabalhando pela Nova Economia em diferentes câmpus universitários. 6 eventos já foram realizados e outros 8 estão em andamento ou programados para este mês e os seguintes.

Veja só, pela descrição abaixo, como a ideia é poderosa e como as principais lideranças e formuladores da proposta estão se envolvendo ativamente.

  1. Série de palestras sobre a construção da Nova Economia, MIT, em andamento.

Dentre os palestrantes,Neva Goodwin, Bob Massie, Girgios Kallis, Juliet Schor e Gar Alperovitz.Todas palestras contam com transmissão ao vivo pela internet.

  1. Movimento pela recusa de doações acadêmicas pelos que exploram combustíveis fósseis, Swarthmore College, Pensilvânia, ocorrido de 22 a 24 de fevereiro de 2013.

200 ativistas, estudantes de 77 universidades de todo o país, reuniram-se para trocar experiências e definir ações para fortalecer o movimento que já tem âmbito nacional.

  1. Além do desinvestimento: Dinheiro e finanças para uma economia viva, Middlebury College, Middlebury, Vermont, encontro ocorrido em 6 de março de 2013.

Congresso de estudantes e especialistas para discutir as alternativas econômicas que estão surgindo em todo o mundo. Participação de Bill McKibben, Bob Massie, John Fullerton, Deneene Brockington e outros.

  1. Encontro de cúpula em Spokane sobre a Nova Economia, Gonzaga University, Spokane, Estado de Washington, ocorrido de 4 a 6 de abril de 2013.

O objetivo foi o de promover ideias e estratégias para uma economia regional mais forte e sustentável, e de catalizar suporte para a ação.

  1. Encontro de cúpula na Universidade de British Columbia sobre a Nova Economia, Vancouver, Canadá, ocorrido de 4 a 6 de abril de 2013.

Encontro de estudantes, habitantes e representantes de organizações da região visando fortalecer o movimento em prol de uma Nova Economia.

  1. Encontro de cúpula: Soluções da Nova Economia para a região, Appalachian State University, Carolina do Norte,ocorrido de 4 a 6 de abril de 2013.

Localizada numa região com alto desemprego, pobreza, insegurança alimentar e dependência de combustíveis fósseis, estudantes da universidade e aliados em todo o estado discutem a transição para uma economia local mais sustentável.

  1. Universidades por uma Nova Economia, The New School, Nova Iorque, realizado em 13 de abril de 2013.

Encontro organizado pela “Economics Student Union” (NSSR), voltado para as lideranças do movimento pela Nova Economia e composto por painéis e grupos de trabalho.

  1. Estimulando uma nova economia alimentar: As pessoas e o planeta antes de tudo,Tufts University, Massachusetts, realizado em 13 de abril de 2013.

Lideranças da região envolveram-se numa análise crítica da questão alimentar, cooperação no ativismo e possibilidades de inovação.

  1. Ligando os pontos: Caminhos para uma Nova Economia, Clark University, Massachusetts, previsto para 19 de abril de 2013.

Um encontro reunindo estudantes, professores e a comunidade e centrado em implementações locais de iniciativas relacionadas à Noa Economia.

  1. Cooperação, comunidade e complexidade: Imaginando A Nova Economia para o século 21, College of the Atlantic, Maine, a ser realizado de 20 a 21 de abril de 2013.

O foco da conferência será a mudança no estudo formal de economia e o desenvolvimento do ativismo necessário para que as novas ideias se imponham.

  1. Cultivando uma comunidade justa e sustentável, Ithaca College, Estado de Nova Iorque, previsto para 20 a 21 de abril de 2013.

O objetivo maior do encontro é buscar a capacitação e fortalecimento do poder dos jovens na busca por uma justiça social mais ampla e profunda e a criação de um mundo sustentável e pacífico.

  1. Série de palestras de Vermont,The University of Vermont. A próxima será realizada em 27 de abril de 2013.

Este encontro é dedicado a encontrar formas de ampliação da capacidade de implementação de iniciativas através do fortalecimento do relacionamento das diversas campanhas em prol da Nova Economia, no estado e além.

  1. Catalizando o bem comum: Economia cooperativa, sustentabilidade e engajamento civil, Northern Arizona University, a ser realizada em 3 de maio de 2013.

A visão central norteando a conferência é a da necessidade de união dos movimentos pelo engajamento civil, sustentabilidade e economia cooperativa.

  1. Redirecionamento: incentivando o poder dos jovens e dos estudantes na transição para uma Nova Economia, New York University, Nova Iorque, previsto para 19 a 21 de julho de 2013.

Organizado diretamente pelo New Economics Institute, NEI, que planeja um grande encontro nacional do movimento.

Termino sugerindo que você participe da pesquisa relacionada ao tema, no post que se segue, e que utilize preferencialmente a central de comentários para as suas críticas, sugestões e observações.

Anúncios

Uma resposta to “Grupos de estudantes do movimento em prol da Nova Economia estão ativos em 14 câmpus de universidades dos EUA.”

  1. Christopher Says:

    Utilize preferencialmente a central de comentários, no menu principal.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: