O Papa e o meteoro, O que diria Jesus? e Golpe contra novos rumos.

“Seria bom saber que todos os políticos eleitos usam os mesmos serviços públicos de seus eleitores.” Cristovam Buarque.

'2009 Leonid Meteor (cropped, afterglow closeup)' photo (c) 2009, Ed Sweeney - license: http://creativecommons.org/licenses/by/2.0/

Em destaque.

Acordei sábado, dia 23 último, com uma bela surpresa. 3 ótimos, 2 deles divertidos, artigos no jornal O Globo, e que têm tudo a ver com a Nova Economia.

Aliás, antes que me perguntem, registro que diariamente me surpreendo com o mencionado jornal que tem uma orientação claramente conservadora e ainda por cima é monopolista. A bem da verdade, monopolista por incompetência dos antigos Correio da Manhã, Jornal do Brasil e Última Hora.

O fato é que, muito provavelmente pela consciência de que devem fornecer um bom produto a seu público, o diário tem um cuidado editorial enorme e mantém a diversidade de opiniões, apesar de exagerar ao dar espaço a verdadeiros trogloditas como o Rodrigo Constantino.

A última peripécia deste paladino do livre mercado foi atacar a obra de Niemeyer devido à sua ideologia. Isto, em artigo logo em seguida à morte do inesquecível arquiteto: O humanista que amava Stalin. Ele é da mesma matriz do Reinaldo Azevedo. Fazem críticas contundentes e absurdas, mas provocantes o suficientes para despertarem o repúdio e aparecerem.

Bem vamos aos comentários aos artigos e links para os mesmos, para quem ainda nos os leu:

No artigo O Papa e o meteoro, Cristovam Buarque surpreendido pelas lembranças e convicções do passado e o temor pelo futuro relata os suas expectativas. É uma divertida narrativa, muito próxima das ideias da Nova Economia, com algumas menções bastante questionáveis, como o surgimento de um chip injetável, mas que não comprometem o todo.

Zuenir Ventura no artigo O que diria Jesus? relata os desgostos do “salvador” se voltasse ao mundo. E termina, dizendo:

“Imagina se a Sua chegada coincidisse com a divulgação esta semana do dossiê de 300 páginas elaborado a pedido do Papa por três cardeais e que é uma espécie de radiografia do Vaticano — uma antologia de escabrosos casos de corrupção, promiscuidade, desvio de dinheiro, escândalos sexuais, rede de prostituição homossexual. Chocado, Bento XVI teria desabafado afirmando que o seu sucessor deverá ser bastante “forte, santo e jovem para enfrentar o que o espera”.

Tomara que Jesus interfira na escolha, em vez de, desiludido, repetir a velha piada: – Pare o mundo que quero descer.”

Em um belíssimo e feliz artigo, Golpe contra novos rumos, Cacá Diegues inicialmente relata suas experiências de luta por um mundo melhor e o apreço que teve por Cuba, e em seguida manifesta seu repúdio à forma grotesca como a blogueira Yoani Sánchez foi recebida, recentemente, no Brasil. Vale a pena transcrever um trecho do artigo:

“Mas, ao longo do tempo, foi ficando desconfortável defender Cuba. Era como se a mulher amada estivesse fugindo com outro, a dor de corno reprime o amor.

A agressão na Baía dos Porcos, a desumanidade do embargo comercial, a barbárie de Guantánamo, o terrorismo de estado (vejam “A hora mais escura”, de Kathryn Bigelow), os cubanos presos em Miami, todos os erros e crimes da política externa americana não podem justificar o silêncio diante da falta de liberdade, do controle da vida dos cidadãos, da perseguição aos homossexuais, das misérias da ditadura de Fidel Castro. Não quero viver num mundo em que seja obrigado a escolher entre dois males. Prefiro continuar sonhando.”

Termino sugerindo que você participe da pesquisa relacionada ao tema, no post que se segue, e que utilize preferencialmente a central de comentários para as suas críticas, sugestões e observações.

Anúncios

Uma resposta to “O Papa e o meteoro, O que diria Jesus? e Golpe contra novos rumos.”

  1. Christopher Says:

    Utilize preferencialmente a central de comentários, no menu principal.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: