Em destaque

DSC_0457Passada a Rio +20 é bom voltar ao início do mês de junho e lembrar de dois acontecimentos marcantes que são a razão desta nova edição do “Em destaque”.

1) A conferência “Estratégias para uma Nova Economia” promovida pela New Economics Institute juntou por três dias cerca de 500 pessoas para debater o tema. O evento foi também transmitido em “live stream” o que agregou outro tanto, em média. O nível técnico das palestra foi empolgante. O que mais me chamou a atenção foi a mudança de enfase tornando principal a questão de como mudar. Foi um chamado para um movimento agregador das varias correntes que têm propostas similares e para o ativismo como o elemento chave para que a mudança possa ocorrer. A palestra de Bill McKibben foi, a meu ver, a que melhor expressou este aspecto e estará disponível, bem como as demais, no link acima, em breve. Um excelente resumo da conferência já está disponível no vídeo em inglês de 3 minutos com entrevistas dos principais palestrantes.

2) US 1 trilhão para missão impossível. É, o FMI, de olho na fortuna, recomenda o uso de tributação para financiar o desenvolvimento sustentável. E o que é que entende por desenvolvimento sustentável? Simplesmente, a adoção da chamada economia verde como veiculo para a perpetuação do crescimento econômico. Veja na entrevista (link com opção de texto em português) de Christine Lagarde, diretora geral do FMI. Quer dizer, a correta ideia de internalizar os custos começa a despertar o “olho gordo” de muitos, o que me leva a questionar, quem deve se apropriar dos recursos gerados por esta inevitável ocorrência? Os governos? Acho que não. Estes, são instituições do passado, sem credibilidade e dominados por interesses já estabelecidos.

Termino sugerindo que você, leitor, participe da pesquisa relacionada ao tema, no post que se segue, e que utilize preferencialmente a central de comentários para as suas críticas, sugestões e observações.

Anúncios

Uma resposta to “Em destaque”

  1. Christopher Says:

    Utilize preferencialmente a central de comentários, no menu principal.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: