Um Mundo Irreconhecível em 2050

Crisis in Haitiphoto © 2010 Cliff | more info (via: Wylio)Com este título, O Globo publicou ontem uma reportagem com o subtitulo “População de 9 bilhões, aquecimento e escassez de comida mudarão a terra”. A reportagem é baseada em painel de 20 de fevereiro de 2011 em evento da conferência anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS).

3 renomados pesquisadores “alertaram para um mundo irreconhecível em 2050, com pessoas brigando pelos últimos recursos. A Organização das Nações Unidas (ONU) prevê que a população global chegue a sete bilhões de pessoas este ano e seja de nove bilhões em 2050, com quase todo o crescimento nos países pobres, particularmente África e sul da Ásia”.

“Mais pessoas, mais dinheiro, mais consumo, mas o mesmo planeta” diz um dos pesquisadores.

Como solução a reportagem menciona duas medidas: mudanças na forma de produção de alimentos e enfase nos programas de planejamento familiar para controlar o crescimento populacional.

Esta reportagem é especialmente relevante por ressaltar a dimensão social do diagnóstico que justifica a proposta de uma Nova Economia onde a preservação ambiental, a limitação de recursos naturais, as desigualdades sociais e o bem estar humano, e não apenas o crescimento econômico, sejam considerados.

Veja, leitor, que as soluções descritas na reportagem ainda são parte do contexto de “mais do mesmo” tentando simplesmente remendar o modelo de crescimento e consumo. Esta consideração é aliás a base para a pesquisa da semana.

Anúncios

4 Respostas to “Um Mundo Irreconhecível em 2050”

  1. Christopher Says:

    Os comentários são centralizados no último post publicado.

  2. Ricardo Braconnot Soares Says:

    É, realmente faz sentido, pois do jeito como as coisas andam tudo aponta para uma mudança radical no planeta, e assim salve-se quem puder, estamos indo de vento em pôpa para um futuro incerto, quem viver verá.

  3. Paulo Garcia de Souza Says:

    Acredito sim que o mundo e o meio ambiente como conhecemos pode sofrer profundas modificações. A tendência em alguns anos aponta para, em algumas partes da superficie do globo, secas intermináveis e ordas de pessoas lutando por grama para comer.

  4. Tweets that mention Um Mundo Irreconhecível em 2050 « Notícias e textos sobre a Nova Economia -- Topsy.com Says:

    […] This post was mentioned on Twitter by chrisapaterson, chrisapaterson. chrisapaterson said: Novo post: #Um_Mundo_irreconhecível_em_ 2050. http://wp.me/p18XbA-8b. #Nova_Economia. E Pesquisa: Previsões para 2050. […]


Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: